sábado, 13 de junho de 2009

Mini dicionário de termos utilizados na EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



  • AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem): sistema de gerenciamento, interação e mediação do processo de ensino e aprendizagem.
  • Bit: É a palavra em inglês utilizada para designar A menor unidade de informação digital, geralmente representada pelo estado binário (ligado ou desligado; 1 ou 0) de um componente do sistema. Bit é uma contração do termo "BInary digiT.
  • Browser: Software de navegação. Software projetado para facilitar a busca, o acesso e a leitura de documentos eletrônicos. Exemplos de browsers muito usados incluem: Mosaic; NetScape.
  • Chat: Discussão em grupo na rede. Ambiente criado na rede de computadores para conversas e discussões por grupos "virtuais" em tempo real (real time). É um exemplo de comunicação sincrônica em redes ("synchronous communication").
  • Designer: Planejador; projetista. Em EAD é o responsável pela concepção do curso e planejamento didático do mesmo.
  • Developer: Elaborador; produtor. Em EAD, é o responsável pela elaboração dos meios e materiais didáticos.
  • Diário de bordo: È um instrumento utilizado na navegação para registro dos acontecimentos mais importantes. A expressão pode também ser usada como diário de algo que se faz, uma espécie de Sumário.
  • Dowload: Copiar um arquivo eletrônico; download. O processo de captura de informações pela cópia de arquivos localizados em computadores distantes por seu próprio computador local. É um dos principais usos de redes de computadores como a Internet e um fator importante no atual crescimento de uso da EAD.
  • Ferramentas assíncronas: Se caracterizam pelos participantes não terem a necessidade de estarem reunidos num mesmo espaço de tempo para que haja
    a interação.
  • Ferramentas síncronas: São aquelas que permitem a comunicação em tempo real, ou seja, os participantes estão presentes em um encontro num mesmo
    espaço de tempo.
  • Hipertexto: Texto organizado em forma de rede de ítens ou módulos de informação (node) interligados entre si (link) permitindo ao usuário "navegar" seguindo sua própria sequência de estudo (user control). Ver também: hypermedia.
  • Interatividade: A característica resultante da interligação de dois ou mais sistemas, de forma que as ações de um resulta em reações do outro, que por sua vez resulta em novas ações do primeiro e assim adiante. O grau, ou profundidade deste processo de interação pode ser bastante diferente em sistemas diferentes.
  • Link: Elo; ligação. Em sistemas de organização/apresentação de informações em forma de hipertextos (hypertext), um ítem específico de informação (node) é ligado a outros itens relacionados por meio de elos. Em sistemas eletrônicos os elos aparecem como "áreas quentes" (hot spot) ou "botões" (button) a serem acionados pelo usuário. Em textos impressos usa-se palavras grifadas ou coloridas.
  • Podcast: é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital(áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização.
  • Tutor: O tutor é um elemento importante em muitos sistemas de EAD, sendo o principal responsável pelo processo de acompanhamento e controle do ensino-aprendizagem.
  • Webquest: é uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber, engajando os alunos e os professores num uso da Internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento dos professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis.
  • Wik: vem de um termo havaiano que significa "rápido". Um Wiki é um conjunto de páginas na internet que qualquer um pode editar e aprimorar. É um tipo de documento colaborativo. Você pode editar qualquer página simplesmente clicando na opção "Edita página" no final de qualquer página.


BIBLIOGRAFIA:

Foram utilizados como fonte os seguintes sites; Furb digital, Wikipédia, S.O.S - informática, Wiktionary, Escola net, Netkids - educação com tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário