terça-feira, 28 de abril de 2009

Ser professor no século XXI

Atualmente ser professor envolverá, estar disposto á diálogo e ser flexível embora firme se necessário for,com os alunos. Manter uma boa relação dialógica com professores de outras disciplinas buscando a interdisciplinaridade. E também estar aberto a coversação com pais de alunos.
O professor para destacar estas e outras habilidades e competências precisará desenvolver qualidades e atributos preponderantes, a saber, a humildade que é ocontário do orgulho e da altivêz; e o amor altruísta, que envolve o dar de si em prol daqueles à que se pretende transmitir ,ensinar, contribuir para construção dum conhecimento aberto,flexível, inacabado o quaql se constróe a cada dia pelas dinâmicas, interações e inter-relações realizadas no decorrer do tempo.
Portanto ser professor no século XXI envolve vencer desafios, o desafio do conhecimento pronto, acabado, da inflexibilidade, da falta de de diálogo, do conhecimento cristalizado não contribuindo para a formação dum cidadão crítico capaz de construir seu próprio conhcimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário