sexta-feira, 24 de abril de 2009

O profissional de educação no século XXI.

O professor no século XXI precisa enfrentar desafios, ter habilidades específicas para lidar com as situações da escola e, além disso, necessita buscar novas formas de integrar o ensino e as realidades política e social vigentes.
Dentro desse complexo universo do profissinal docente, podemos destacar a relação professor-aluno, na qual o primeiro deve saber cativar o segundo, buscando a participação, a discussão, a pesquisa e a interação sobre um tema proposto.
Por este caminho, o professor, por muitas vezes, porta-se como uma espécie de “pai” ao se propor resolver inúmeras questões psicológicas, sociais e até mesmo de origem familiar. Nesse sentido, a escola, em teoria, poderia ter um papel fundamental se o seu serviço fosse bem realizado.
Logo, o professor neste século deve ser “multicapacitado”, saber como lidar com o aluno e busca-los é um bom começo para conseguir passar seu ensinamento e com isso trazer o aluno para “o seu lado”. Futuramente, o próprio aluno deve ajudar na educação de no nosso país que é tão deficitária.
aluno : Fabrício Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário